sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Em busca da cidade perdida dos Incas


Machu Picchu ou Machu Pikchu em quíchua, que significa "Montanha Velha", é uma cidade mística, carregada de lendas, mistérios e segredos. Apesar de ser construída no século XV, a mando do imperador Pachacuti, Machu Picchu somente foi redescoberta no início do século vinte, preservando desta forma, as características pré-colombiana do império Inca.

Até hoje não se sabe qual a real função desta cidade, e o por qual motivo ela foi desabitada. São nestas questões que circundam todos os seus mistérios e suas lendas.

Apesar do título deste blog parecer um pouco ofensivo, ele não tem nada haver com apologia de maltrato aos animais. Porém, este título se deve a uma das lendas sobre o motivo de Machu Picchu ser desabitada. Uma lenda conta que a llama era um animal sagrado para o povo Inca. Ela era utilizada nas festas realizadas nos templos de Machu Picchu, em agradecimento ao deus Sol. Nestas festas haviam sacrifícios de virgens, músicas e também práticas de esportes. Um destes esportes consistia em arremesso de llamas, tanto na modalidade com as mãos, quanto na modalidade com os pés. Quem conseguisse arremessar a llama mais longe, sem ferir o sagrado animal, teria como prêmio a oportunidade de ser sacrificado para o deus Sol, juntamente com as virgens, e aquele que por ventura, viesse a machucar o animal, estaria condenado a reencarnar numa llama na próxima vida. O problema surgiu quando a prática deste esporte começou a ser banalizado pelos os cidadões da cidade, e as llamas passaram a levar uma miserável vida de ponta pés. Uma llama não podia marcar toca, parada descansando, que um inca vinha e lhe dava um chute, atirando o pobre animal a metros de distância. Por causa desta banalização que o deus Sol interveio. Neste ponto é que a lenda se diverge. Uns contam que o deus Sol, através de um sarcedote inca, profetizou a maldição conhecida como: "A Maldição da Llama". Esta maldição dizia que se a llama se sentisse irritada com alguém, este alguém seria no mesmo instante transformado em uma outra llama, e aconteceu que com o tempo todos os habitantes da velha cidade se transformaram em llamas. Outras pessoas contam que o deus Sol, para se vingar da profanação que os incas cometiam, concedeu as llamas o poder de conspirar. E elas numa determinada noite, conspiraram o massacre conhecido como: "O Massacre das Llamas Assassinas", que com as próprias fuças, exterminaram todos os moradores da cidade.

Particularmente eu não acredito em lendas. Porém, tal lenda aqui contada, não só inspirou o título deste blog, mas também nos motivou a caçada à Cidade Perdida dos Incas, e com certeza, estaremos atrás de cada mistério, cada lenda ou cada segredo que cerca este nome: "Machu Picchu".

Um comentário:

gabrielvoyage disse...

"Apologia de maltrato aos animais"
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

hauahuahauha